terça-feira, 19 de novembro de 2013

Quem mente mais? HOMEM OU MULHER?

Quando o assunto é mentira, os homens ganham das mulheres.

homen


Pelo menos é o que diz uma pesquisa feita pelo canal de TV americano Fox.

De acordo com o levantamento, os homens contam o dobro de mentiras que as mulheres por dia: seis contra três.A pós-doutora em psicologia Mônica Portella alerta que o homem sabe dissimular melhor porque esconde sinais da mentira.

A explicação é quase que antropológica. Eles são treinados desde novos a esconder emoções negativas. Sabe a história de ‘homem não chora’? Então, é mais ou menos por aí… Em contrapartida, elas percebem melhor a mentira porque têm uma percepção mais global no cérebro, afirma Mônica.

A psicóloga e autora do livro ‘Como identificar a mentira’, da Quality Mark, Mônica lembra que tudo pode mudar quando o amor está no ar.  É que enquanto uma pessoa treinada fareja falsidade em 80% dos casos, a pessoa apaixonada só percebe em 20%.

Agora o mais importante: os sinais de que nosso interlocutor é um mentiroso. Vamos a eles:

- Fazem mais pausas no discurso.

- Há lapso entre pergunta e resposta.

- Falam mais alto e com voz mais aguda.

- Quem mente pisca mais.

-Gesticulam menos. Quando aparece o gesto, é ligeiramente atrasado em relação à fala ou é contraditório.

- Gestos de ansiedade aumentam. A pessoa se coça, muda de posição toda hora, cobre a boca com a mão, coloca objeto na frente do corpo, coça nariz, mexe no cabelo, esfrega o queixo.
Agora, a teoria de que olhar para a direita ou não olhar nos olhos quando estamos mentindo, segundo a pesquisadora, não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

som para amar