sábado, 19 de outubro de 2013

Para falar de SEXO COM OS PAIS, dicas de adolescente portugueses

Conselhos para adolescentes portugueses...em site de educação!



Um belo dia chegas a casa na maior descontração e encontras (como muitas vezes acontece, não é?) a tua mãe a arrumar-te o quarto. Nada de estranho... Afinal, tu e o resto do pessoal lá de casa têm a mania que a tua mãe é uma espécie de máquina de limpar... Só que, desta vez, saiu-te o tiro pela culatra: não é que, no meio das suas limpezas, ela encontrou os preservativos que tinhas escondido tão bem?!

E agora?!

Bem, "das duas uma": ou te finges de morto(a) e rezas para que não tenha coragem de te fazer perguntas ou sentas-te com ela (e já agora, com o teu pai também) e têm uma conversa de "gente grande", que é como quem diz, de adultos.
Há muita gente que se consegue "safar" com a primeira hipótese, mas já sabes que a mentira tem pernas curtas. E os que se conseguem livrar de um inquérito "policial" sobre a sua vida sexual acabam por fazer com que os pais acreditem que, mesmo depois de casados, continuam a manter a castidade... Raramente é uma boa política. Quer dizer, como é que, no futuro mais ou menos distante, explicas à pobre senhora a quem chamas mãe que tu e o teu cônjuge estão à espera da visita da cegonha?

Os ingleses têm o hábito de dizer que honesty is the best policy. Bom... Isso depende muito da situação. Nem todos os casos se inserem nesta máxima. Mas a verdade é que conversar com os pais acerca da tua sexualidade é muito mais saudável do que deixá-los a imaginar coisas (e os pais têm uma imaginação muito fértil!!!).

Let's face it! O sexo está em todo o lado. É virtualmente impossível refugiarmo-nos do "ataque" sexual com que nos bombardeiam as indústrias cinematográfica e da publicidade. Até as revistas, a música e televisão estão impregnadas de sexualidade. Daí que falar de sexo seja uma coisa bastante comum, certo? O problema é que a maioria das pessoas só o faz com os amigos, quase ninguém tem coragem para assumir uma conversa séria sobre o assunto com os pais.

Mas não penses que o problema é só teu... A verdade é que os pais (a grande maioria) também não se sentem à vontade para tocar num assunto tão delicado com os filhos. Eles foram educados numa época em que era praticamente proibido falar sobre isso... Era tabu! Mas de certeza que gostariam de ter a coragem de vencer esse receio/vergonha para poderem falar abertamente contigo sobre o que te vai na alma...
Por isso, o mais provável é que tenhas de ser tu a dar o primeiro passo. Não é fácil, mas também ninguém disse que era!

Mesmo que sintas que já sabes tudo o que há para saber sobre o assunto (métodos contraceptivos, masturbação, doenças sexualmente transmissíveis, etc.) e que aches que os teus pais não têm nada para te ensinar (o que, desculpa lá mas, não é verdade...), não perdes nada em conversar com eles, pois não? Se não servir para mais nada, pelo menos explicas que não estás a fazer as coisas à toa!

Aproxima-te deles e deixa que te dêem aqueles conselhos que vão querer dar. O facto é que eles se preocupam contigo. Ao agir assim, tu e os teus pais vão ter que encarar uma realidade que já existe, e não tem como ser alterada e, logo, só pode ser entendida. Evita discussões inúteis e não penses que já sabes tudo só porque já não és virgem.

Portanto, quando a tua mãe (ou o teu pai) encontrarem os teus preservativos, deixa bem claro que o facto de os terem encontrado significa que estás ter cuidado (caso contrário, não os encontrariam, certo?). Mostra que sabes o que estás a fazer e que tens maturidade suficiente para fazer amor com quem gostas e com segurança. Explica que tens consciência das doenças que por aí andam e que o teu objectivo na vida não é ser mãe/pai antes dos dezoito anos.

Com jeito e muita calma conseguirás tranquilizar os teus pais. Só tens de saber conversar de forma adulta em vez de gritares com a tua mãe quando a vires (pálida) com um punhado de preservativos na mão acabadinho de sair da tua gaveta da roupa interior...
Enfim, tenta imaginar-te no lugar dos teus pais... Não deve ser nada fácil aceitar que aquele bebé lindo já cresceu e já... Bom, tu sabes!

Se te mostrares razoável e maduro(a), eles não vão aborrecer-te muito. E, assim, vais fazer com que a tua relação com os teus pais se torne mais adulta, mais aberta e, consequentemente, mais segura. Só tens a ganhar com isso!

E mais:
Posso ficar grávida logo na “1.ª vez”? O que é isso do diafragma? Os homens também são virgens? Como é que se verifica? Uma pessoa seropositiva pode contaminar o seu parceiro? Tantas perguntas, não é? Se queres respostas visita esta secção. Se não a encontrares, envia-nos a tua dúvida. Nós respondemos. Sempre. Sem preconceitos.
Informação fundamental

É aqui! É aqui que vais encontrar informação completa e actualizada sobre sexualidade.
Na 1ª pessoa

Dúvidas e mais dúvidas... Aqui encontras resposta às dúvidas mais frequentes.
Verdade ou Mentira?

A masturbação causa impotência? Não devo tomar banho durante o período? Entra e vê a resposta.
Contactos úteis

Nós não pretendemos saber tudo... Descobre aqui entidades que te podem ajudar

Portal Educação de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

som para amar